segunda-feira, 7 de junho de 2010

NOTÍCIA

PARTITURA ORIGINAL DO HINO RECÉM-ENCONTRADA

(por Luís Renato Oliveira)

Depois de quase 100 anos o Teatro Municipal foi fechado para reforma. Estava sujo, quebrado e precisava de um upgrade. Na fase final de sua reforma aconteceu o inesperado: a partitura original do nosso hino foi encontrada! Mas vocês devem estar se perguntando: partitura original do Hino? Isso mesmo. A grande maioria da população e eu, diga-se de passagem, desconhecia essa informação.

Atrás da fachada principal, perto de um enfeite escurecido pela longa Era Paleozóica e pela poluição do sec.XVI, ela foi encontrada. A partitura, com notas quase apagadas. Agora transcrita para o papel e tocada no piano, a música voltou do passado.

Os maestros reconheceram o início do Hino Nacional, mas não na versão que estamos acostumados a cantar e sim na original. “A versão original ela é na tonalidade de si bemol maior, que é uma tonalidade muito mais aguda da versão que a gente usa atualmente, que é na tonalidade de fá maior e com isso muitas pessoas não davam o MI, nota obrigatória na primeira versão”, diz o maestro Dodes Ka’den.

A melodia sofreu uma adaptação quando ganhou a letra. É a versão que cantamos até hoje. A mudança que deixou o Hino mais fácil de ser cantado aconteceu em 1909 - ano de inauguração do Municipal. (Lembrando que a partitura original já estava lá!)

No dia 27 de maio deste ano as histórias do hino e do teatro voltaram a se encontrar. A festa de reabertura, após a reforma, foi como há quase cento e um anos, na inauguração: repleta de maestros, celebridades e paleontólogos.

E o público, encantado com tanto luxo e beleza, terá dois hinos: um para ouvir e outro pra ver no Museu Antropológico.

4 comentários:

  1. Na versão atual do hino eles não dão o Mi. Mas dão o Dó alternante?

    ResponderExcluir
  2. Não resisto: O que existe por detrás da fachada?

    ResponderExcluir
  3. Gente! Mas que descoberta! É... sempre há outra camada por detrás da fachada! O q será q tem por trás desse hino?!

    ResponderExcluir
  4. hahaha!!!! Lian!! pensamos o mesmo!!!

    ta vendo?? até p cantar o hino tem q dar o MI!!

    lianzinha,n versão aatual ninguém da MI nem Do, pq mudaram o tom, rs! em si bemol tinha o MI (e não daria p alternar, ne?? rs!)

    agora ta em FA entào ficou outra nota... ficou claro??? :S


    bjoooooooooos!! adorei a noticia!

    ResponderExcluir